22 de maio de 2018

O que você precisa saber sobre panelas antiaderente

Foto Frigideira Hotel em Alumínio com revestimento Antiaderente


A ciência da panela antiaderente



Isso é o que você precisa saber sobre como funciona, como usar e como cuidar das frigideiras e panelas antiaderente. 


Traduzido e adaptado de Fine Cooking www.finecooking.com. 
Por David Joachim, Andrew Schloss - Fine Cooking Número 117



A descoberta do revestimento antiaderentes no mercado foi acidental. 
Em 1938, o químico Roy Plunkett estava experimentando alternativas para o líquido refrigerante freon para a companhia química DuPont. 

Um de seus experimentos consistiu em congelar e comprimir o tetrafluoretileno, um gás incolor e inodoro, que se tornou um sólido branco chamado de politetrafluoroetileno, ou PTFE, este sólido original tinha um coeficiente de atrito extremamente baixo (tradução: é super escorregadio). 

DuPont registrou o PTFE como teflon e 20 anos mais tarde tornou-se o principal componente dos utensílios de cozinha antiaderente. 

Frigideira Colors Antiaderente Laranja 24 cm - Trofa-L
Frigideira Colors 24 cm Antiaderente - Trofa-L


O PTFE, bem como as superfícies antiaderentes desenvolvidas mais recentemente, encontram-se agora em todo o tipo de utensílios, desde panelas até placas de wafer, e as panelas não-aderentes representam a grande maioria das vendas de panelas nos Estados Unidos.


Como funciona o antiaderente?


Se você pudesse ampliar uma superfície de metal em um microscópio, veria que sua superfície é rugosa e está coberta por milhares de ângulos microscópicos e rachaduras. Quando aquecido, o metal se expande e esses poros se expandem, permitindo que o alimento penetre, solidifique e grudem. 

Para minimizar esta tendência à adesão, costumamos untar com óleo que preenche as fendas metálicas para que o alimento não possa entrar ou você pode usar uma frigideira que tenha sido revestido industrialmente com um material antiaderente, como PTFE, que preenche os poros da frigideira, fazendo com que sua superfície seja lisa e quase antiaderente.


Quais são os melhores alimentos para cozinhar em panelas antiaderentes?


Os alimentos que são cozidos com menos calor e tendem a permanecer aderidos, como o peixe e os ovos são uma boa opção para as panelas não-aderentes, já os alimentos que precisam ser dourados profundamente não o fazem tão bem. 

Peixe em Frigideira Antiaderente
Imagem: http://frances.menu/pomfret-pan-fried-recipe/




A energia térmica pode passar através de objetos sólidos, como panelas e frigideiras, soprando elétrons na panela de um átomo para outro. 

As panelas e frigideiras metálicas são excelentes para conduzir o calor para os alimentos, pois os elétrons dos metais são mais ativos e movem-se rápida e facilmente através do metal. 

Mas as moléculas de revestimentos antiaderentes mantém os elétrons firmemente, fazendo com que estes materiais não conduzem o calor com tanta eficiência. 

Por conseguinte, o revestimento de uma panela de metal com uma superfície antiaderente reduz a capacidade da panela para conduzir o calor. 

Embora seja possível cozinhar alimentos em uma frigideira antiaderente, o nível de dourado não é tão dramático, e não se obtêm suficientes pedaços queimadinhos que são essenciais para criar um molho na frigideira por exemplo. 

Além disso, nas panelas antiaderentes não se recomenda o intenso calor necessário para dourar o alimento por completo, já que as camadas de antiaderente se degradam em altas temperaturas. (Continue a ler para saber mais sobre isso).


Existe alguma preocupação sobre cozinhar com antiaderente?


PTFE (que se encontra em Teflon, T-Fal, Calphalon, o Swiss Diamond, Scanpan, Anolon e muitas outras marcas) tem algumas desvantagens. 

Um revestimento de plástico que consiste em moléculas chamadas de fluoropolímero, o PTFE começa a degradar-se, acima de 500°F (260°C), liberando fluorocarbonos e outros vapores no ar. 

Estes vapores não danificam permanentemente a nossa saúde, mas podem causar sintomas temporários de gripe em seres humanos e podem ser mortais para as aves, que têm vias respiratórias sensíveis. 

Por estas razões, é melhor evitar aquecer as panelas antiaderentes acima da temperatura média-alta da cozinha e manter os passarinhos afastados da cozinha.

Outra preocupação para os cozinheiros é que, com o mau uso, o revestimento de PTFE em utensílios de cozinha antiaderente começa a ferver, descascarar-se e cair. 

As partículas de revestimento antiaderente PTFE são inertes e não representam uma ameaça à saúde se ingeridos, mas quando uma panela começa a perder o seu revestimento antiaderente, se torna menos eficaz como antiaderente.

A produção de panelas e frigideiras revestidas de PTFE também levantou algumas preocupações ambientais. 

O composto sintético ácido perfluorooctanoico (PFOA ou C-8) é usado para nivelar o PTF.

O PFOA não termina na frigideira, mas que persiste no meio ambiente e é cancerígeno para os seres humanos. 

Como resultado, a maioria das principais empresas químicas, a pedido da Agência de Proteção do Meio Ambiente, comprometeram-se a eliminar gradualmente o uso de PFOA na fabricação de panelas antiaderentes e outros produtos para 2015.


O que há de "ecológico" no antiaderente?


As desvantagens do PTFE têm levado ao desenvolvimento de novos revestimentos antiaderentes à base de cerâmica e de silicone, que são considerados compatíveis com o ambiente, porque são completamente livres de PTFE e, portanto, não emitem gases a altas temperaturas e não requerem o uso de PFOA em sua produção.

Os revestimentos cerâmicos não-aderentes (Thermolon, GreenPan, EarthPan, Green Earth, Orgreenic, Cuisinart GreenGourmet e muitas outras marcas) são feitos de pó cerâmico cozido em forno. 

A desvantagem da cerâmica é que, ao igual que o PTFE, começa a degradar-se quando é repetidamente submetido a aquecimento e resfriamento repentino, e há poucas provas de que funciona melhor ou durar mais que o PTFE. 

A cerâmica, como o PTFE, não é um grande condutor de calor. 

A outra alternativa "verde" são as panelas não-aderentes revestidos de silicone. Mas o silicone não suporta bem o calor direto, o que funciona melhor como um revestimento antiaderente em padarias cuidadosas que em tachos, frigideiras e panelas de cozinha.

Para encontrar a diferença entre as superfícies antiaderentes, observe o acabamento da frigideira. Os utensílios de cozinha antiaderente PTFE tem uma superfície mate, enquanto que os de cerâmica ou de silicone são brilhantes.


Cuide das panelas antiaderentes


Tal como acontece com outras panelas, a qualidade da panela é indicada, principalmente, pelo peso: quanto mais pesada for, melhor. 

Mas não gaste todo seu orçamento em panelas antiaderentes, já que todos os revestimentos antiaderentes, eventualmente, se desgastam com o uso e com o tempo.


Frigideira com camada de antiaderente arranhado



Como prolongar a vida de sua panela antiaderente:


Antes do primeiro uso, lave delicadamente a cozinha à mão para remover a poeira e os escombros.
Evite usar sprays de cozinha que contenham lecitina, que podem deixar um resíduo elástico na frigideira. Em seu lugar, lubrifique a panela com uma leve camada de óleo.
Não aqueça a frigideira acima de 500°F (fogo médio-alto, dependendo do fogão). Evite mudanças de temperatura bruscas ou súbitas que enfraqueçam o material antiaderente. Isto inclui colocar uma frigideira quente debaixo de água fria para arrefecer.
Não aqueça os utensílios de cozinha antiaderente vazios.
Para evitar riscos, utilizar ferramentas de plástico, borracha, silicone ou madeira e evite afilarlas.
Lave suavemente à mão os utensílios de cozinha antiaderente, em vez de usar a máquina de lavar louça. Evite limpadores abrasivos, palha de aço e as esteiras de limpeza de aço. Para remover os escombros difíceis, coloque água suficiente na panela para que chegue até a metade de todos os lados, ferva a água durante 5 minutos e depois lave-a. ou mergulhe a panela 1 xícara de água 1 Tbs. líquido de lavar louça.
As panelas e frigideiras de suspensão, no lugar de integracao, podem riscar a superfície antiaderente.
Substitua os utensílios de cozinha quando os alimentos se peguem a eles ou quando a panela mostre sinais de arranhões, bolhas, descascado ou lascamento excessivos.


E quem concorda comigo que panelas, frigideiras, assadeiras antiaderente facilitam muuuuuito nossa vida?

Aproveite e conheça as frigideiras antiaderentes à venda na Qualicompras clicando aqui!

Leia também: 


21 de maio de 2018

Qual panela de pressão devo comprar?


Qual Panela de Pressão devo comprar?


Guia para ajudar na escolha de sua Panela de Pressão


Se você vai comprar uma Panela de Pressão e já fez uma pesquisa procurando melhor preço, modelo ou marca na internet com certeza recebeu um mar de opções e não sabe qual escolher. Este post é para te ajudar a tomar uma decisão. 

São tamanhos, cores, jogo de panelas com panela de pressão, materiais e muitas variáveis disponíveis.

Resumimos abaixo algumas características, vantagens e desvantagens sobre o que existe no mercado para te ajudar a escolher a melhor panela de pressão para você.

Para começar a entender os tipos de Panelas de Pressão, vamos começar falando de algumas marcas disponíveis atualmente.

Algumas Marcas Conhecidas de Panelas de Pressão


Nacionais


Fulgor – Marca muito tradicional, tanto no que se refere a panelas de pressão domésticas quanto suas famosas panelas de pressão industriais. Especializada em utensílios culinários feitos em alumínio, tem uma vasta gama de produtos de ótima qualidade.


Tramontina – Vende produtos “top” de linha no Brasil e no exterior em questão de qualidade e design. Produzem peças em alumínio e em aço inox.

Nigro – marca também tradicional na linha de utensílios de alumínio, possui muitos tipos de panelas de pressão domésticas e industriais.

Rochedo – marca muito lembrada com panelas de ótimo custo benefício, também possui a linha profissional Turbo Pró com panelas de 11,4 e 20,8 litros.

Clock – Quem já não teve uma Clock em casa? Seus produtos são muito procurados e também oferecem ótimo custo-benefício.

MTA – Também é uma Indústria de Alumínios e produz aquelas panelas de pressão com visor - uma janelinha de vidro muito útil para acompanhar o preparo dos alimentos.

Importadas


Sillit – Alemã, possui revestimento cerâmico duríssimo e indestrutível, o Silargan®. Preços em torno de R$ 2.000,00. Sonho!

WMF – Também Alemã, marca especializada em Utensílios de Cozinha e Utilidades Domésticas. Hoje no Brasil uma panela está à venda por R$ 1.199,00.

Barazzoni – Panela italiana, possui tampa com fechamento diferenciado. Você encontra por preços entre R$ 550,00 e R$ 680,00.

Elétricas


A panela interna deste eletrodoméstico é feita com Aço Inox, possuem “cardápio” na programação para tipos diferentes de alimento e podem fazer até iogurte! Você liga, programa o que vai cozinhar, coloca o alimento e ela faz tudo sozinha.

No mercado nacional temos a Mundial, Phillips Wallita e Mallory por exemplo. Os preços de panela de pressão variam em torno de R$ 200,00 até R$ 500,00 em média.

As marcas Instant Pot e Cosori (ambas made in China) e Mueller (tecnologia e design alemão), entre outras, são exemplos de panelas de pressão elétricas americanas à venda em sites estrangeiros.

Agora veja abaixo os tipos de material de que podem ser feitas.

Materiais de que são feitas


Alumínio – São as mais comuns, sendo encontradas com diferentes espessuras e o acabamento pode ser polido, ter antiaderente ou ser esmaltados, fundo com difusor de calor ou simples.

Não se recomenda preparar alimentos ácidos em panelas de alumínio como molhos de tomate por exemplo.

A informação que correu por algum tempo de que as panelas de alumínio poderiam ser prejudiciais à saúde é controversa. Veja uma boa matéria neste link: http://musculacaoectomorfo.com/panelas-de-aluminio/

Inox – Com fundo triplo formando um recheio de alumínio (inox – alumínio – inox) para distribuir o calor uniformemente através da base da panela já que o aço inox não é um bom propagador de calor. Duram uma vida. No inox não se aconselha fazer frituras pois o metal pode queimar e ficar manchado.

Elétrica – Eletrodoméstico. A panela interna é feita em inox.


Acabamento


Existem diferentes acabamentos nas Panelas de Pressão que proporcionam alguns benefícios adicionais como maior durabilidade, mais praticidade na hora de lavar e que mantém a aparência por mais tempo:

Antiaderente – Recebe camadas de antiaderente que podem ser somente interno ou interno e externo;

Polida – Alumínio ou Inox Polido;

Esmaltada – Acabamento externo normalmente colorido e feito para manter o aspecto de “novo” por mais tempo;

Poliéster Esmaltado – superfície lisa que evita acúmulo de resíduos, mantém a aparência e também são coloridas.

Cerâmico Camada cerâmica sobre o metal. Pode ser interno e externo também. Muito resistente e antiaderente. Ótimo material para lidar com alimentos.

Tipos de fechamento de Panelas de Pressão


Os tipos de fechamento das Panelas de Pressão foram surgindo de acordo com a evolução tecnológica dos fabricantes para oferecer mais segurança, mais praticidade e também melhor desempenho para preparar os alimentos:

Panela de Pressão com Tampa de Fechamento Interno 

A tampa se encaixa por dentro e é travada no cabo por uma presília; Caso o anel de vedação não esteja em bom estado, haverá vazamento de pressão e comprometerá o desempenho no cozimento dos alimentos.

Panela de Pressão com tampa Fechamento Externo

A tampa se encaixa por fora, em junções moldadas na da borda da panela. Este tipo de fechamento é muito seguro pois somente se estiver devidamente encaixada é que a panela produzirá pressão e, caso contrário, nada acontece.

Existem outros sistemas modernos de fechamento mas que são pouco encontrados no Brasil.

Cabos e Alças


Fabricados com baquelite, um material resistente e antitérmico, os cabos podem suportar panelas com capacidade de 2 a 50 litros. São presos ao recipiente com a ajuda de parafusos ou rebites reforçados.


Tipos de Cabos de Panelas de Pressão


Panelas de Pressão mais sofisticadas e modernas possuem ajustes de pressão no próprio cabo e há modelos que permitem que se retire o cabo para lavar as peças.

Os cabos em baquelite podem ser emborrachados e nos modelos de panelas de pressão com design mais moderno eles são anatômicos, tornando a pegada mais confortável.

Panelas maiores ou mais pesadas, como as industriais por exemplo, costumam ter duas alças ao invés de cabos para facilitar o transporte e manuseio e ocupar menos espaço no fogão. Neste sistema a trava da tampa é feita nas alças e o fechamento é externo.

O cabo esquenta? Somente se a panela de pressão ficar diretamente sobre a chama do fogão ou próximo à outra panela quente por algum tempo.

As fabricantes de panelas de pressão vendem os cabos e outras peças para troca e reposição. Convém sempre comprar peças originais dos fabricantes: garantir a qualidade e segurança nunca é demais.

Sistemas de Segurança


Encontramos muitos sistemas de segurança nos modelos de panela de pressão de hoje. Algumas possuem até 5 dispositivos que funcionam de forma integrada para evitar ou minimizar uma possível catástrofe, incluindo ter que limpar o feijão do teto da cozinha!


Exemplo de Sistemas de Segurança de Panela de Pressão


Panela de Pressão explode? 


Pode explodir, mas somente se você não tomar nenhum cuidado e não seguir as recomendações de uso. Porém os diversos sistemas de segurança das panelas de pressão de hoje em dia evitam que o pior aconteça.

O mais comum é a Válvula de Segurança que dá vazão ao excesso de pressão em caso de super aquecimento da panela ou entupimento da válvula de pressão.



Outros sistemas incluem válvulas adicionais de vazão, expelir a borracha de vedação e/ou o pino de controle de vazão
.
Os sistemas de segurança fazem com que as panelas não possam ser abertas enquanto houver pressão interna.

A recomendação é que ao comprar panela de pressão, esta possua ao menos a Válvula de Segurança em silicone.

Se quiser saber mais sobre segurança, pode gostar de nosso post: “Porque as panelas de pressão explodem? 10 dicas para evitar acidentes na cozinha"

Tamanho/Capacidade das Panelas de Pressão


Existe um tamanho de panela de pressão para atender à cada necessidades. Panela de pressão pequena tem à partir de 2 litros até 3,5 litros.

Panelas com capacidade entre 4 e 7 litros são de tamanho médio

Já as panelas de pressão grandes são as que tem capacidade de 7,5 até 10 litros.

Acima de 12 litros já consideramos como Panelas de Pressão Industriais pois vão preparar alimentos em muita quantidade.



Tenha em mente que, apesar da capacidade em litros das panelas, você deve preencher somente 2/3 dela com alimentos e líquidos. Então, se uma panela tem 6 litros de capacidade, você vai usar 4 litros para preparar os alimentos, por exemplo.


Para exemplificar, abaixo listamos um exemplo de linhas de Panela de Pressão da marca Fulgor:

Panela de Pressão Polida Fulgor
Panela de Pressão Polida com Aliviador
de Pressão - Fulgor

Polida
  • 3 litros
  • 4,5 litros
  • 4,5 litros Super
  • 7 litros
  • 10 litros







Panela de Pressão Antiaderente Fulgor
Panela de Pressão
com Antiaderente - Fulgor




Antiaderente
  • 3 litros
  • 4,5 litros
  • 7 litros
  • 10 litros





Panela de Pressão Fechamento Externo Fulgor
Panela de Pressão
com Fechamento Externo - Fulgor





Polida com Fechamento Externo


  • 4 litros
  • 6 litros






Panela de Pressão Industrial Fulgor
Panela de Pressão Industrial
com Alças - Fulgor



Industrial com Alças ou Cabo

  • 12 litros
  • 15 litros
  • 20 litros








Panela de Pressão Fulgor Express
Panela Fulgor Express
Fulgor Express
  • 25 litros
  • 30 litros
  • 35 litros




Preços de Panela de Pressão


Mais baratas

Panelas de Pressão no mercado com o menor preço são os modelos clássicos, de fechamento interno, feitas com alumínio e polidas. Tem ótimo custo benefício. A desvantagem é que caso seja uma panela com espessura mais fina, o fundo da panela tende a abaloar-se com o tempo, ficando arredondado, o que pode atrapalhar ao colocar a panela no fogão, especialmente se for um fogão vitrocerâmico que tem a superfície plana. 

Vale ressaltar que, dependendo da marca, as guarnições como anel de vedação ou válvula de segurança podem durar menos tempo precisando ser substituídos com mais frequência. Existem panelas de pressão com preços à partir de R$ 40,00.

Preço Médio

São “panelas de pressão com preço bom”, já oferecem mais conveniências como antiaderente, válvula aliviadora de pressão, fechamento externo, acabamento aprimorado e são mais robustas. Terão uma durabilidade maior. Encontramos boas opções na faixa de preço entre R$ 120 e R$ 250,00.

Mais caras

Aqui temos panelas de pressão de Inox, confeccionadas com fundo triplo, válvula e marcador de temperatura, controle de pressão, indicador de níveis de alimentos, acessórios como steamer e formas, vários sistemas de segurança, cabos removíveis e cores lindas. Os preços destas joias podem variar entre R$ 250,00 (nacionais) até R$ 1.900,00 (importadas, como as da Silliti) aproximadamente, além das panelas de pressão elétricas, que são maravilhosas.

Fique atento pois sempre tem um site com panela de pressão em promoção e, como sabemos, é fácil comparar preços na internet.
Aproveite as datas e encontre uma promoção de panela de pressão como durante o Black Friday, Semana do Consumidor, Dia das Mães entre outras.

Qual é a melhor Panela de Pressão para você


Quando for comprar Panela de Pressão e ficar na dúvida em optar pelo menor preço, ou qual tamanho ideal ou de que material é feita ou se deve comprar uma elétrica, para te ajudar, pense nos seguintes pontos:

  1. Com que frequência você cozinha? Se o uso for intenso, vale a pena investir em uma boa panela de pressão, durável e robusta pois ela vai durar muito tempo e também suas peças de reposição além de serem duráveis, serão mais facilmente encontradas. Se você usa muito pouco a panela de pressão, um modelo mais tradicional e simples pode atender suas necessidades.
  2. Qual quantidade de comida costuma preparar? Se você cozinha somente para você ou se for um casal, uma panela de até 4,5 litros atende perfeitamente as necessidades de preparar alimentos para umas 4 refeições em média, dependendo do apetite de cada um. Para uma família de 4 a 6 pessoas é melhor considerar uma panela de 6 litros no mínimo.
  3. Você costuma cozinhar para deixar as refeições prontas ou congeladas? Se esse for seu caso, uma panela de pressão grande vai te salvar e você poderá preparar boas quantidades de refeições e ficar sem se preocupar com isso por vários dias.
  4. Sua casa tem cozinha americana e o fogão/cook top fica à vista? Bom, se costuma ter convidados e é uma pessoa que gosta de decoração, que tal comprar uma panela de pressão vermelha, preta, rosa, com visual mais arrojado, como as de tampa com fechamento externo?
  5. Detesta lavar louças? Com certeza compre uma panela de pressão antiaderente, vai por mim.
  6. Você gosta de inventar moda na cozinha? Então pense em uma panela de pressão Elétrica ou uma que tenha acessórios como steamer e formas de bolo para você poder testar receitas, criar e se divertir. Sua família e amigos vão adorar seus pratos.

Certificação


O INMETRO certifica obrigatoriamente as panelas desde 1º de março de 2010.
As panelas de pressão certificadas pelo INMETRO passaram por testes de qualidade e segurança. Certifique-se de que o produto que está comprando tenha esta certificação.

Este post te ajudou? No Site da Qualicompras você encontra a linha completa das Panelas de Pressão Fulgor. Clique aqui e veja mais detalhes.

 Depois nos conte qual panela de pressão você decidiu comprar.

Leia também: "O que você precisa saber sobre panelas antiaderente"


Referências:
http://www.inmetro.gov.br/
http://www.imeltron.com.br
https://www.qualicompras.com.br
http://musculacaoectomorfo.com/panelas-de-aluminio/
http://www.baquellites.com.br/cabo-panela-pressao

18 de maio de 2018

Forma de Bolo Americana: Como Fazer Bolo na Chama do Fogão?



Como fazer bolo na boca do fogão


Quem gosta de fazer bolo de cenoura, bolo de laranja fofo, bolo de chocolate, de fubá, bolo molhadinho e todas as deliciosas receitas que a vó fazia ou que encontramos na internet, deveria usar a Forma de Bolo Americana

Olha os motivos:


  1. ·         Primeiro porque ela é uma forma de bolo muito prática para usar. Te conto mais abaixo;
  2. ·         Segundo: o bolo fica pronto mais depressa do que se tivesse sido colocado no forno. Em menos de meia hora já está pronto e você tem um bolo fofo e molhadinho;
  3. ·         O terceiro ponto é que para ver em que ponto está o bolo, basta abrir a tampa e testar com um palito. Espete o palito no bolo e se ele sair limpo é sinal de que o bolo está pronto;
  4. ·         Depois fica o delicioso cheirinho de bolo se espalhando pela cozinha!


Foto de Bolo de Laranja Integral
Créditos: http://knp7.com/25590

Passo a passo: como usar a Forma Americana

  • Unte a forma com manteiga ou margarina;
  • Enfarinhar a forma;
  • Despeje a massa uniformemente;
  • Tampe;
  • Coloque a base difusora centralizada no menor queimador (boca) do fogão;
  • Ascenda a chama e deixe no fogo mais baixo;
  • Aguarde em torno de 20 minutos. Se o cheiro estiver muito maravilhoso faça o teste com o palito antes;
  • Abra a tampa e teste com um palito espetando a massa. Se o palito sair limpinho é sinal que o bolo está pronto;
  • Apague o fogo, retire a forma do fogão e deixe esfriar para desenformar;
  • Desenforme o bolo em um prato;
  • Você pode dar aquele acabamento com uma calda ou cobertura incrível. 😍
  • Sirva e deixe todo mundo feliz!




Entrega rápida e garantida com o melhor preço, pode comparar!

Nos conte depois o sucesso do seu bolo feito na boca do fogão em uma Forma de Bolo Americana Fulgor.



Postado por Qualicompras Utensílios de Cozinha

17 de maio de 2018

5 Receitas de Massa de Pizza para todos os gostos


Fazer pizza em casa é muito legal e gostoso porque além de ver o resultado do seu esforço, principalmente se for uma massa que precise sovar, a criatividade pode correr solta para misturar e inventar recheios personalizados e ao gosto da turma.

Relacionamos aqui 5 receitas de massa de pizza que atendem à todos os gostos: receita de massa fina, massa integral, massa pan, crocante e massa fácil de fazer para quem não tem muita prática. Confira!

MASSA DE PIZZA DE LIQUIDIFICADOR FÁCIL

Até quem tem preguiça de cozinhar pode fazer essa massa!

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até que tudo esteja encorporado
  2. Despeje a massa em uma assadeira para pizza untada com margarina e leve ao forno preaquecido por 20 minutos
  3. Retire do forno e despeje o molho de tomate
  4. Cubra a massa com mussarela ralada, tomate e orégano a gosto
  5. Leve novamente ao forno até derreter a mussarela
Massa de Pizza na Batedeira

MASSA DE PIZZA CASEIRA NA BATEDEIRA

INGREDIENTES

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 1/2 xícaras (chá) de água morna
  • 1/4 xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

MODO DE PREPARO

  1. Misture o fermento e o açúcar e regue com a água. misture bem para dissolver. Descanse a mistura cerca de 5 minutos até espumar.
  2. Misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro em uma tigela. Separe outra tigela e unte com 2 colheres (sopa) de azeite.
  3. Despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture bem.
  4. Encaixe a tigela na batedeira com o gancho; bata em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até a massa descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
  5. Com uma espátula, desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
  6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta).
  7. Polvilhe uma tábua com farinha de trigo e com uma espátula divida a massa em 4 porções.
  8. Abra a massa e coloque na forma de pizza. Coloque o recheio e leve ao forno por mais ou menos 10 minutos.
  9. Se quiser guardar a massa que não utilizou, embale com um filme e guarde até 3 dias na geladeira ou 1 mês no freezer.
Massa de Pizza Crocante

MASSA CROCANTE

INGREDIENTES

  • 1 copo de leite morno
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 4 copos de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico ou 1 tablete

MODO DE PREPARO

  1. Misture a farinha com o fermento
  2. Misture o ovo, o leite, o azeite, o sal e o açúcar e adicione à farinha aos poucos até obter uma massa lisa que solte fácil das mãos (mas não seca)
  3. Deixe crescer 40 minutos
  4. Abra a massa com bastante farinha
  5. Pré-assar por 10 minutos antes de rechear
Massa de Pizza Pan

MASSA PAN - TIPO PIZZA HUT

INGREDIENTES

  • 1 copo e 1/2 de água morna (total de 360 ml)
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
  • 4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo para untar a forma de pizza

MODO DE PREPARO

  1. Em um recipiente misturar o fermento e o leite em pó
  2. Colocar a água morna na mistura e mexer até dissolver
  3. Em outro recipiente, colocar a farinha, açúcar e o sal e misturar
  4. Em seguido misturar os dois recipientes
  5. Observe a consistência da massa e quando der para mexer acrescente o óleo misturar e em seguida sovar a massa
  6. Deixar a massa em formato de bola, e deixar ela descansar por 1 hora
  7. Untar com óleo a forma e em seguida colocar a massa
Massa de Pizza com Farinha Integral

MASSA DE PIZZA INTEGRAL

Se tem alguém que está de dieta, com essa massa não tem desculpa para não comer!

INGREDIENTES